Olá mais uma vez! :)
Ontem chegou-me ainda esta questão, sobre como fazer a acentuação de uma palavra através da língua gestual portuguesa. Aqui fica a questão que me foi colocada e a minha resposta:
Monalisa, uma curiosidade minha; A acentuação é ignorada na linguagem gestual? ou fazem diferenciação?
Na língua gestual portuguesa ("linguagem gestual" é um termo incorrecto e ofensivo para os Surdos), quando nos deparamos com nomes próprios, vocabulário técnico para o qual não exista gesto, etc... e tivermos que soletrar essa palavra através da dactilologia (alfabeto manual), se essa palavra tiver algum tipo de acentuação, desenhamos a forma do acento (~, ^, ´, ` ) com o indicador a seguir à letra acentuada.
Não sei como me arranjei, mas publiquei o meu comentário num post mais abaixo a pensar que era o primeiro:
ResponderEliminarOlá! Era possivel dares algumas noçoes de gramatica? por exemplo, sei dizer varias palavras, mas como as ligo numa frase? faço os gestos seguidos? Por exemplo, frases simples:
"Que horas são?" - faz-se o gesto "horas" e dps o gesto do verbo "ser" e depois o getso de "pergunta" ?
Ou para dizer: "Estou muito feliz de estar aqui", faz-se os gestos: "verbo estar" + gesto "muito" + gesto "feliz" + gesto "verbo estar" + gesto "aqui".
Já agora, como se sabe que terminou uma ideia e começou outra? Em LG faz-se uma pausa e muda-se a entação de voz, à gestos que servem o mesmo objectivo?
Outra questao n relacionada, existe o equivalente de "sotaque" na LGP? Ou seja, certas formas de fazer gestos que te permitem perceber se aquela pessoa tem o ASL como primeira lingua? (assim como percebemeos pelo sotaque se alguem é ingles ou alemao, por exemplo)
E claro, tb tenho de deixar ficar o meu elogio por esta excelente iniciativa!
Olá Monalisa! Espero que esteja tudo bem consigo. Iniciei um curso de Língua Gestual Portuguesa e estou a gostar muito. Hoje aprendemos as divisões da casa. É possível fazer um post com este tema? O seu blog tem sido extremamente útil para ir treinando muito.
ResponderEliminarObrigada!
Helena