quarta-feira, 21 de julho de 2010

Questão sobre a História da Comunidade Surda

Boa tarde. :)

Ontem chegou-me uma questão pelo formspring.me. Aqui fica a pergunta que me foi feita e a sua resposta. Sintam-se à vontade para me colocar qualquer questão que tenham. :)


Diana vi seu blog (a historia da língua gestual portuguesa é a mesma historia da libras? achei muito parecido!


Boa tarde.
Aqueles posts no meu blog foram uma retrospectiva/cronologia sobre a História da Comunidade Surda ao longo dos tempos e não somente sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP), daí que possivelmente tenha muitos pontos em comum e muitas informações que já sabia anteriormente, quando conheceu a História da LIBRAS.

Escrevi sobre como os Surdos eram vistos ao longo dos séculos, sobre a educação de Surdos e as línguas gestuais no geral e não especificamente sobre a LGP.

Tentei focar os marcos mais importantes para a Comunidade Surda ao longo da sua História, referindo também figuras importantíssimas para a Comunidade Surda, como o Abade de L' Épée, Laurent Clerc, Thomas Gallaudet, e muitos noutros..., figuras importantes não só para os Surdos em Portugal e para o desenvolvimento da LGP, mas para a Comunidade Surda a nível mundial e para o desenvolvimento das diferentes línguas gestuais, incluindo a LIBRAS, naturalmente.

Aliás, foquei mais a História da Comunidade Surda a nível Mundial, do que a História da Comunidade Surda Portuguesa e da LGP especificamente, mas poderei fazer um post só sobre a História da Comunidade Surda em Portugal e sobre a evolução da Língua Gestual Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário