Tal como prometido, aqui fica uma pequena cronologia da História da Comunidade Surda em Portugal e da Língua Gestual Portuguesa.
- 1823
Reinado de D. João VI
Foi convidado o sueco Per Aron Borg, célebre por ter criado um Instituto de Surdos de Estocolmo, para organizar uma escola semelhante em Portugal. Este Instituto funcionou a expensas do Rei, passando mais tarde para a tutela da Casa Pia.
- Século XIX
1833 – A Língua Gestual é instituída neste Instituto.
1870 – O Professor Pedro de Aguillar cria em Guimarães um instituto, onde o ensino é gratuito, adoptando o método gestual.
1877- É criado um Instituto de Surdos no Porto
1887 - A C. M. Lisboa cria um Instituto de Surdos para ambos os sexos (internato e semi-internato). O ensino é ministrado através da L.G. e da fala.
1891 – O Instituto Municipal de Lisboa é suspenso. O oralismo passa a ser utilizado em detrimento do gestualismo.
1893 – É criado o Instituto Araújo Porto, na cidade do Porto, que se mantém em funcionamento a cargo da Santa Casa da Misericórdia.
- Século XX
1905 – O Instituto Municipal de Lisboa passa a fazer parte da Casa Pia. O provedor Costa Pinto introduz o método “intuitivo-oral”, após especialização de 2 alunos da Casa Pia (José Cruz Filipe e Eugénio Brito Vasconcelos no Instituto Nacional de Surdos de Paris).
1913 – Costa Ferreira promove um curso de Especialização com a duração de 2 anos sob a direcção de Cruz Filipe. Este curso promoveu a institucionalização do método oral em Portugal.
1915 – O Instituto da Casa Pia cria um novo regime de Ensino Especial e promove o ensino gratuito através de concessão de subsídios.
1922 - O Instituto passa a chamar-se Jacob Rodriges Pereira.
1955 – O Professor Antonino Amaral que se fora especializar na Universidade de Manchester regressa a Lisboa, passando a dirigir o Instituto Jacob Rodrigues Pereira. Organizam-se 2 cursos de especialização tendo por base o método oral puro.
1957 – São criados o Instituto de Bencanta e o Colégio de S. Francisco de Salles.
1965 – 1970 – O Instituto de Assistência a Menores assume o “serviço de educação de crianças e jovens deficientes”: Instituto de Surdos do Funchal (1965), Ponta Delgada (1968) e Beja (1969).
1973/4
Em 1973 são publicadas as leis orgânicas que dão origem à Direcção de Ensino Básico e do Ensino Secundário e nelas a Divisão de Educação Especial entra em funcionamento em 1974, promovendo o 1º curso de especialização de professores para o ensino de deficientes auditivos no ano lectivo 1973/74.
Também neste ano um grupo interdisciplinar constituído por linguistas, terapeutas da fala, engenheiros do laboratório de Fonética da Universidade de Letras de Lisboa, em colaboração com a Associação de Surdos de Lisboa realizam o 1º estudo sobre a Língua Gestual Portuguesa .
Colaboração do Instituto Saint Michiel Gestel » 2 cursos intensivos Van- Huden (materno-reflexivo)
1974 – A Associação Portuguesa de Surdos promove cursos de alfabetização para jovens e adultos, baseados na comunicação total.
1980
Em 1981 surge o livro "Mãos que Falam" da autoria de Isabel Prata tendo por base o 1º estudo realizado sobre a Língua Gestual Portuguesa. Neste mesmo ano deslocam-se dois surdos portugueses à Universidade de Gallaudet, visando um melhor aperfeiçoamento da Língua Gestual.
Em 1982 desenvolveu-se o 1º curso de Língua Gestual Portuguesa destinado a ouvintes, proporcionando outra visão dos técnicos que trabalham junto dos Surdos.
Em 1984/85 realiza-se um curso para educadores e professores de crianças surdas, onde são levantadas algumas questões sobre a educação de surdos: Bilinguismo, Gestualismo, Comunicação Total, pois os professores manifestavam-se insatisfeitos com os resultados do Oralismo.
1985 – A-Da-Beja (JI) - experiência do bilinguismo (colaboração da APS)
Em
1992- 6 finalistas do curso de Intérpretes e seis Formadores Surdos vão à Universidade de Bristol receber formação.
1993 – Intérpretes e Formadores entram nas escolas. A LGP ganha espaço.
1994 – Reconhecimento da LGP (artº 74 h) “Proteger e valorizar a língua gestual enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades”.
1998 - Desp. 7520/98 de 06/05- UAAS (Unidades de Apoio a Alunos Surdos)
"1870 – O Professor Pedro de Aguillar cria em Guimarães um instituto, onde o ensino é gratuito, adoptando o método gestual."
ResponderEliminarGosto mt de ver uma História dos surdos k estou orgulhoso a minha terra "Guimarães" k tinha uma História de surdos " Escola de surdos mudos em Guimarães 1870 a 1878!
Estou saber para onde estava "Escola em Guimarães de 1870"???
Parabéns Língua Gestual Portuguesa. :)
Olá Felicia.
ResponderEliminarPodes estar orgulhosa de Guimarães, porque foi na tua terra que foi criada a 1ª escola de ensino de Surdos do Norte do país, antes até do que no Porto.
Infelizmente a escola de Guimarães fechou passado pouco tempo, por falta de dinheiro.
O padre Pedro Maria Aguilar, um dos fundadores da escola em Guimarães abriu uma escola para alunos Surdos no Porto, em 1877, por causa de um subsídio que a Câmara Municipal do Porto deu.
Depois ele faleceu e o sobrinho dele ficou na direcção dessa escola no Porto.
Depois ele foi para Lisboa, a escola no Porto fechou, e só em 1893 o Norte de Portugal voltou a ter uma escola para alunos Surdos, com a abertura do Instituto Araújo Porto, no Porto.