quarta-feira, 14 de julho de 2010

Questão

Boa noite.

Deixo aqui uma pergunta que me chegou pelo formspring.me e a minha resposta:


Boa noite.Estou interessada em aprender LGP, mas gostaria de saber se existe algum impedimento prático pois eu tenho uma deficiência no ombro direito que me impossibilita de fazer certos movimentos e p/ além disso sou esquerdina. Muito obrigada. Alexandra


Olá Alexandra.

O facto de uma pessoa ser esquerdina não constitui impedimento nenhum para comunicar em LGP. Numa pessoa esquerdina, a chamada "mão dominante" (a mão que fará a maioria dos gestos) será a mão esquerda e a mão direita servirá de apoio para alguns dos gestos que assim o exijam, ou para gestos em que seja necessário utilizar as duas mãos (alguns gestos realizam-se com uma ou 2 mãos, dependendo do próprio gesto).

Em relação ao problema no ombro direito, a maior ou menor dificuldade que terá a fazer alguns dos gestos de LGP dependerá da maior ou menor mobilidade que tenha no ombro, portanto da gravidade do problema. Claro que, sem conhecer a questão em concreto, não posso dizer se é de todo impossível ou não que comunique em LGP.

Dependerá também do gesto em si, ou melhor, da localização do gesto que pretenda realizar.
Existem 5 parâmetros formacionais do gesto (em LGP ou outras línguas gestuais): configuração da mão, orientação (da palma da mão), movimento (se o gesto é realizado com uma ou 2 mãos), expressão facial e/ou corporal e local de articulação.
Em relação a este último, os gestos de LGP realizam-se em diferentes pontos do corpo ou do espaço à frente da pessoa (o espaço gestual).
Alguns gestos realizam-se no cimo da cabeça (exigindo, portanto maior mobilidade dos braços e ombros), outros em outros locais do corpo que servirão de ponto de contacto do gestuante (como olhos, orelhas, nariz, boca, queixo, pescoço, braços, pulsos, tórax, o tronco, o abdómen, a palma da mão que não a mão dominante... ) ; alguns realizam-se tocando num ponto específico do corpo, outros realizam-se à frente da pessoa, sem nenhum ponto de contacto (como a realização dos números em LGP, por exemplo).

Portanto, dependendo do gesto e do local em que o gesto seja realizado (o chamado local de articulação), poderá ter, devido ao seu problema físico, maior ou menor dificuldade em realizar esse gesto.
Por exemplo, poderá ter alguma dificuldade com gestos que se realizem na cabeça, acima da cabeça, ou no espaço lateral à pessoa, portanto situações que exijam algum movimento no ombro, mas não ter dificuldade em realizar gestos cujo local de articulação seja no queixo, no tórax, nos braços, na palma da mão direita, etc...

Como os gestos em LGP são tantos, e tão variados, e realizados em tantos locais diferentes, é um pouco difícil poder dizer, à partida, se terá muita, ou pouca ou nenhuma dificuldade em os realizar. Dependerá do gesto em si e do local em que seja realizado (pois gestos realizados na cabeça ou acima da cabeça exigem maior mobilidade que gestos realizados à frente da pessoa, ou no queixo, por exemplo).

Por outro lado, e se começar a aprender e a comunicar em LGP, poderá notar que, pelo facto de ser esquerdina, realizará a maioria dos gestos com a mão esquerda, e portanto implicando mais movimentos com o braço e ombro esquerdo do que com o direito, minimizando, portanto, essa questão do problema no ombro direito e em como isso poderia interferir na comunicação em LGP.
Mas, como referi antes, dependerá do gesto em si, e do local em que seja realizado.

De qualquer das formas, nada melhor do que experimentar.

Se começar a aprender LGP, aconselho a informar, desde o início, o seu formador/a de LGP do seu problema físico no ombro direito, pois é importante que o formador/a saiba que poderá ter maior dificuldade em realizar gestos que exijam, de alguma forma, movimento por parte do ombro direito.


Alexandra, espero ter podido ajudar. (Desculpa a resposta longa). :)


E, qualquer dúvida ou questão que tenham, estejam à vontade para perguntar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário