quarta-feira, 30 de março de 2011

Gesto «abraço», em LGP

como se faz abraço?


Aqui fica o vídeo com o gesto «abraço», em Língua Gestual Portuguesa:

3 comentários:

  1. Olá monalisa ainda bem que encontrei o teu blog porque estou numa duvida e não sabia a quem recorrer. Será que me podes dizer como se "diz" porto em linguagem gestual. e que me afiançaram que era um gesto pouco bonito e até veio com explicação...que se referia à torre dos clérigos...como fiquei na dúvida nada melhor do que te encontrar e pedir-te que me esclareças sff.
    o meu mail é bombocaa.n@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    De facto, o gesto a que te referes existe, e relaciona-se com a forma particular da Câmara Municipal do Porto (e não da Torre dos Clérigos).
    Contudo, esse gesto, por ter uma forma com uma conotação negativa e ser encarado como um gesto “feio” e insultuoso para a cidade do Porto e os seus habitantes, por ser ofensivo, não é utilizado.

    O gesto mais correcto e não ofensivo de nos referirmos ao Porto (seja à cidade do Porto ou ao F.C.Porto), consiste em realizar a letra «P», com o movimento da mão 2x para a esquerda, tal como este vídeo exemplifica:

    http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.com/search/label/Porto

    Portanto, o gesto que te disseram existe, mas,por ser considerado ofensivo, não é utilizado (a não ser por pessoas que,propositadamente, queiram utilizar a conotação negativa e insultuosa desse gesto, ao se referirem ao Porto).

    Espero ter esclarecido a tua dúvida. :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, fiquei esclarecida e com a certeza que a pessoa utilizou o gesto mais ofensivo numa atitude de mau perder
    :)

    ResponderEliminar