quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Questão


Ola Para podermos aprender temos que saber as letras todas e construir palavras ou poderemos com um gesto definir uma palavra gesto uma coisa?


Uma das 1ªs temáticas que se aprende em aulas de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a Dactilologia (muitas vezes erradamente chamada de alfabeto manual português).

Esse sistema de comunicação consiste na existência de um gesto (ou melhor, uma configuração de mão específica) para cada letra do alfabeto.

Embora não se considerando a dactilologia como fazendo parte da LGP, enquanto língua, esta torna-se uma ferramenta útil quando se quer transmitir alguma palavra para a qual não exista um gesto definido em LGP.

Claro que, por uma questão de funcionalidade, não se utiliza, unicamente e em todos os momentos, a dactilologia/soletrar letra a letra todas as palavras que queremos transmitir. Demoraria muito tempo e, por essa razão não seria nada práctico.

Para todas as palavras, conceitos, ideias para as quais já existe um gesto definido na Língua Gestual Portuguesa, naturalmente utiliza-se esse gesto. Como referi, a dactilologia é apenas utilizada para transmitir alguma palavra para a qual não exista um gesto na LGP.

Sem comentários:

Enviar um comentário