segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Gostaria de saber como se diz "estou triste"


LP: Estou triste.

LGP: EU + TRISTE//

Ao contrário do que acontece em Português, em LGP, para se expressar um sentimento/estado de espírito, não se utiliza o vocábulo /ESTAR/. Tal como aparece acima, realiza-se apenas o sujeito (nesta situação, /EU/) e o estado de espírito em que se encontra (nesta situação, /TRISTE/).



Como o vocábulo /TRISTE/, em LGP tem variações (regionalismos) - é realizado de forma diferente no Porto/Norte do país de Lisboa/resto do país- deixo aqui as duas formas de se realizar esta frase, com a variação do gesto /TRISTE/, dependendo da zona onde se encontra:


Frase «Estou triste» - como realizado em Lisboa, centro e sul do país:




LP: Estou triste.

LGP: EU + TRISTE//






Frase «Estou triste» - como realizado no Porto e Norte de Portugal:



LP: Estou triste.

LGP: EU + TRISTE//

Sem comentários:

Enviar um comentário