terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gesto «tempo livre» - LGP - 8 Dezembro - Sign of the day

Gesto «tempo livre», em Lingua Gestual Portuguesa (LGP).



2 comentários:

  1. Fantástico! Parabéns pelo blog! Andava pela internet a procura de informação sobre lingua gestual para bebés, mas só encontrei coisas em inglês... Já pensaste em fazer alguns vídeos direccionados para este tema? O meu filho tem 7 meses, não é surdo, mas sei que poderia comunicar com ele por linguagem gestual ainda antes de ele aprender a falar. Além dessa mais valia, seria excelente aprender esta linguagem e assim alargar o circulo de pessoas com que podemos comunicar. Estava à procura de palavras mais básicas, tipo: comer, água, penico, mamã, papá, mais, acabei, passear...
    H´bastante informação em inglês, mas não queria ensinar linguagem gestual estrangeira, e este tema é capaz de interessar a muita gente com crianças, surdas ou não.
    Obrigada por partilhares este blog.
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sofia pelo comentário e pela sugestão. Já há algum tempo que tenho conhecimento da muita pesquisa e materiais que existem, especialmente em ASL (American Sign Language – Língua Gestual Americana), sobre a língua gestual para bebés, mas pouco ou nada existe em LGP (Língua Gestual Portuguesa) sobre este assunto.
    Até agora nunca tinha pensado em me dedicar a esse tema, até porque no meu dia-a-dia trabalho mais com adolescentes e adultos surdos, mas foi uma óptima sugestão da sua parte e pode ser um caminho a seguir.
    Gostaria então de lhe pedir para elaborar uma lista dos vocábulos que considere mais importantes neste tema e com os quais gostaria de trabalhar com o seu filho e a partir daí posso gravar um ou vários vídeos com os gestos desses vocábulos em LGP, e dedicar-me mais a esse assunto.

    ResponderEliminar