terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gesto «Aveiro» - LGP - 15 Dezembro - Sign of the day

Gesto representa a cida de «Aveiro», em Lingua Gestual Portuguesa (LGP).

Este é um dos 2 gestos que se pode utilizar para nos referirmos a esta cidade. Contudo, o outro gesto que se utiliza, ainda que não representado neste video, é igualmente válido.

2 comentários:

  1. De facto, este é o gesto mais antigo de aveiro... já nao se usa.

    ResponderEliminar
  2. Como referi no post, ambos os gestos são válidos.

    E não é o facto de um gesto ser mais antigo do que outro que o torna mais ou menos válido do que o que foi criado mais recentemente.

    A existência de vários gestos para o mesmo conceito, apenas deve ser sinal da riqueza linguística de uma língua, e não de qualquer incompatibilidade entre os gestos ou "pseudo- superioridade" de um gesto em relação a outro.

    Não é o facto de um gesto ter sido criado mais recentemente que o torna superior ou melhor, em qualquer aspecto, do que o gesto que se utilizava antes (e que pode continuar a ser utilizado, porque nada impede que existam 2 ou mais gestos para o mesmo conceito).

    O mesmo se passa com o português, ou qualquer outra língua, em que existem várias palavras que designam um mesmo conceito, sendo que umas foram criadas há mais tempo do que outras, mas todas, independentemente da época em que surgiram, utilizam-se e são igualmente válidas.
    Como disse, é uma questão de riqueza linguística que acontece em qualquer lingua, gestual ou não. :)

    ResponderEliminar